Quem Somos
A ABM Associação Brasileira da Mamona foi criada em 2021. Nossa principal missão é a geração de valor em toda a cadeia produtiva da mamona brasileira por meio de práticas agrícolas, econômicas e tecnológicas sustentáveis.
A ABM está aberta aos associados de todas as etapas da cadeia produtiva da mamona:
- Centros de pesquisas
- Melhoristas
- Empresas de produção de sementes
- Produtores rurais
- Fabricantes de insumos
- Fabricantes de máquinas e equipamentos
- Laboratórios credenciados no MAPA
- Consultores
- Indústrias fabricantes de óleo bruto de mamona e seus derivados
- Traders e compradores nacionais e internacionais de óleo e derivados.
Objetivos da ABM
- Promover o cultivo, o desenvolvimento e o crescimento da área da mamona no Brasil
- Promover a adoção de regras, normas e sistemas, que possam beneficiar e aperfeiçoar os métodos de trabalho e de produtividade, os processos tecnológicos e a comercialização de mamona
- Representar, promover e defender os interesses da mamona e dos produtores de mamona
- Colaborar com autoridades na regulamentação da produção e do comércio da mamona incluindo as iniciativas legislativas a respeito
- Captar e programar incentivos nacionais e internacionais, assim como linhas especiais de crédito destinadas à mamona
- Promover o intercâmbio social, cultural e científico com entidades atuantes no setor da mamona
Atividades da ABM
- Promover estudos, pesquisas, cursos, seminários, “workshops” e congressos
- Realizar diálogos, debates, encontros e eventos com grupos de indivíduos e/ou entidades sobre como fortalecer a cadeia produtiva de mamona no Brasil
- Realizar campanhas de incentivo para mobilização de agricultores, visando à conscientização dos mesmos para a necessidade de desenvolvimento do mercado de mamona no Brasil
- Celebrar convênios, contratos de gestão, termos de cooperação ou quaisquer outros instrumentos contratuais com pessoas jurídicas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, e fiscalizar seu cumprimento
- Identificar, produzir, gerenciar e disseminar as informações sobre o desenvolvimento das atividades da ABM, de modo a permitir um amplo acesso às mesmas
- Promover parcerias e intercâmbios entre empresas e destas com organizações não governamentais, poderes públicos e agências multilaterais, facilitando a convergência de iniciativas locais, nacionais e internacionais
- Procurar constantemente avanços tecnológicos bem como as melhores práticas usadas no mundo para fins de desenvolvimento da cadeia produtiva de mamona
- Desenvolver outras atividades necessárias ao cumprimento dos objetivos sociais
Conselhos
Deliberativo:
Os membros do Conselho Deliberativo na atual gestão (até 23 de julho de 2024) são:
Andrés Calvo
Morales
Presidente
Edison Thomaz
Kopacheski Junior
Conselheiro Diretor
Henrique
Herbert Ubrig
Conselheiro Diretor
Fiscal:
Os membros do Conselho Fiscal na atual gestão (até 23 de julho de 2024) são:
Jan Christoph
Brockhausen
.
Hilton
Morais Lima
.
Marcos
Alexandre
Facco Batista
.
Comitês Estatutários
Comitê Estratégico:
para apoiar em avaliações e propostas estratégicas e identificar oportunidades, entraves e riscos para projetos e deliberações;
Comitê Ética:
para analisar questões éticas ligadas à missão e/ou estratégia da ABM, assim como à conduta de membros dos seus órgãos de governança;
Comitê ESG:
para avaliar e propor aperfeiçoamentos nas práticas de governança, sociais e ambientais
e apresentar sugestão de nomes para preencher os órgãos envolvidos na administração da ABM e nos comitês de assessoramento do Conselho Deliberativo;
Comitê Financeiro:
para assessorar o Conselho Deliberativo na adoção de estratégia e auxiliar na avaliação da gestão financeira da ABM.
Comitês Específicos
A ABM pretende também dividir os associados interessados para debater e desenvolver os temas: Comercialização & Rentabilidade, Mecanização, Tecnologia, Qualidade, Bioenergia, Marketing & Produtos e Relações Institucionais entre outros.