Por Maulik Kothari.
Óleo de mamona e grãos de mamona permaneceram firmes durante a semana de 07/02/2022. O óleo tipo 1 (FSG) disparou até USD 1840/tonelada, saindo de USD 1740/tonelada ex-tank porto de Kandla. Os grãos de mamona também permaneceram firmes em USD 920/tonelada, saindo de USD 875/tonelada entregue nos armazéns. As entregas foram em torno de 5.500 toneladas por dia nos pátios de leilões.
As entregas de grãos da nova safra não estão aumentando como deveria ter sido. Devido ao tempo frio, as entregas foram mais baixas. No entanto, desde os últimos dois dias o tempo começou a mudar e as condições mais quentes definitivamente aumentarão as entregas.
Dito isso, a demanda no exterior é fraca e os processadores locais, exceto poucos navios, não estão ativos, pois há muita disparidade no esmagamento dos grãos. Atualmente, prevalece uma situação incomum de que, apesar da cultura razoavelmente boa, juntamente com o aumento das entregas, juntamente com nenhuma demanda no exterior, os preços estão governando muito acima do seu nível lógico. Os compradores estrangeiros também estão enfrentando disparidade com o nível de preço atual.
A nova safra deverá ser de cerca de 1,7 milhão de toneladas de grãos de mamona e o estoque avançado deve ficar acima de 250.000 toneladas.
Os compradores estrangeiros precisam comprar e construir suas ações, pois o impacto do vírus da covid19 agora é insignificante e a condição econômica da maioria dos países está melhorando. Portanto, os compradores estrangeiros começarão a comprar assim que os preços enfraquecerem para seu nível de paridade.