A sede corporativa da Arkema e suas plantas industriais de Marselha e Serquigny são agora SuCCESSTM, certificadas por organismos de certificação independentes integrados pela Sustainable Castor Association (Associação da Mamona Sustentável). Consequentemente, a Arkema pode oferecer polímeros biocirculares avançados e blocos de construção oleoquímicos certificados de acordo com SuCCESSTM, o primeiro código de mamona sustentável do mundo.
Tendo concluído com sucesso o processo de certificação de terceira parte administrado pela DNV Business Assurance Ltd, Arkema apresentará agora uma gama de graus avançados de poliamida 11 Rilsan®, bem como uma gama de oleoquímicos Oleris®, certificados para atender aos critérios da cadeia sustentável de suprimentos do código SuCCESSTM.
O código pode ser baixado em inglês em https://castorsuccess.org/download
Arkema tem sido pioneira global em materiais avançados derivados de mamona cultivada principalmente na Índia Ocidental por muitos anos. A mamona cresce bem em solo marginal, é considerada uma oleaginosa não comestível e não causa desmatamento. A cultura também é resistente à seca, fácil de cultivar e fácil de vender em mercados abertos.
Após concluir um estudo com 1.000 pequenos agricultores da região em 2016, Arkema e seus parceiros BASF, Jayant Agro-Organics e Solidaridad (uma organização da sociedade civil) lançaram o projeto Pragati, que estabeleceu a fundação para a criação da Sustainable Castor Association (Associação da Mamona Sustentável) www.castorsuccess.org e o código SuCCESSTM (Sustainable Castor Caring for Environmental and Social Standards). Aproximadamente 6.000 agricultores já foram treinados pelo SuCCESSTM e certificados pelo projeto de implementação Pragati, e cerca de 13.300 hectares estão agora certificados para serem cultivados de forma sustentável.
“A Arkema tem uma longa história com a mamona renovável e a comunidade agrícola. Implementando o código sustentável SuCCESSTM é um passo crítico para capacitar os agricultores a aprender sobre agricultura sustentável e tirar proveito das melhores práticas e melhoria contínua”, disse Erwoan Pezron, executivo vice-presidente do negócio de polímeros de alto desempenho da Arkema. “É também uma excelente oportunidade para nossos clientes a se juntarem à Sustainable Castor Association e compartilharem nossa missão de impulsionar a melhoria sustentável na cadeia de suprimentos.”
Arkema inaugurará ainda neste ano uma nova fábrica de última geração de materiais de base biológica em Singapura. A planta industrial utilizará a mamona para 100% de sua produção de monômeros, polímeros e oleoquímicos.