Sobre nós

Quem Somos

A ABM Associação Brasileira da Mamona foi criada em 2021. Nossa principal missão é a geração de valor em toda a cadeia produtiva da mamona brasileira por meio de práticas agrícolas, econômicas e tecnológicas sustentáveis.

A ABM está aberta aos associados de todas as etapas da cadeia produtiva da mamona:

  • Centros de pesquisas
  • Melhoristas
  • Empresas de produção de sementes
  • Produtores rurais
  • Fabricantes de insumos
  • Fabricantes de máquinas e equipamentos
  • Laboratórios credenciados no MAPA
  • Consultores
  • Indústrias fabricantes de óleo bruto de mamona e seus derivados
  • Traders e compradores nacionais e internacionais de óleo e derivados.

Objetivos da ABM

  • Promover o cultivo, o desenvolvimento e o crescimento da área da mamona no Brasil
  • Promover a adoção de regras, normas e sistemas, que possam beneficiar e aperfeiçoar os métodos de trabalho e de produtividade, os processos tecnológicos e a comercialização de mamona
  • Representar, promover e defender os interesses da mamona e dos produtores de mamona
  • Colaborar com autoridades na regulamentação da produção e do comércio da mamona incluindo as iniciativas legislativas a respeito
  • Captar e programar incentivos nacionais e internacionais, assim como linhas especiais de crédito destinadas à mamona
  • Promover o intercâmbio social, cultural e científico com entidades atuantes no setor da mamona

Atividades da ABM

  • Promover estudos, pesquisas, cursos, seminários, “workshops” e congressos
  • Realizar diálogos, debates, encontros e eventos com grupos de indivíduos e/ou entidades sobre como fortalecer a cadeia produtiva de mamona no Brasil
  • Realizar campanhas de incentivo para mobilização de agricultores, visando à conscientização dos mesmos para a necessidade de desenvolvimento do mercado de mamona no Brasil
  • Celebrar convênios, contratos de gestão, termos de cooperação ou quaisquer outros instrumentos contratuais com pessoas jurídicas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, e fiscalizar seu cumprimento
  • Identificar, produzir, gerenciar e disseminar as informações sobre o desenvolvimento das atividades da ABM, de modo a permitir um amplo acesso às mesmas
  • Promover parcerias e intercâmbios entre empresas e destas com organizações não governamentais, poderes públicos e agências multilaterais, facilitando a convergência de iniciativas locais, nacionais e internacionais
  • Procurar constantemente avanços tecnológicos bem como as melhores práticas usadas no mundo para fins de desenvolvimento da cadeia produtiva de mamona
  • Desenvolver outras atividades necessárias ao cumprimento dos objetivos sociais

Associados Fundadores

Associados

Conselhos

Será composto por até 3 (três) membros – associados fundadores ou não – eleitos pela Assembléia Geral, para um mandato de 3 (três) anos. Será permitida a recondução por até mais dois (2) mandatos consecutivos.

Deliberativo:

Os membros do Conselho Deliberativo na atual gestão (até 23 de julho de 2024) são:

Andrés Calvo
Morales

Presidente

Edison Thomaz
Kopacheski Junior

Conselheiro Diretor

Henrique
Herbert Ubrig

Conselheiro Diretor

Fiscal:

Os membros do Conselho Fiscal na atual gestão (até 23 de julho de 2024) são:

Jan Christoph
Brockhausen

.

Hilton
Morais Lima

.

Marcos
Alexandre
Facco Batista

.

Comitês Estatutários

Comitê Estratégico:

para apoiar em avaliações e propostas estratégicas e identificar oportunidades, entraves e riscos para projetos e deliberações;

Comitê Ética:

para analisar questões éticas ligadas à missão e/ou estratégia da ABM, assim como à conduta de membros dos seus órgãos de governança;

Comitê ESG:

para avaliar e propor aperfeiçoamentos nas práticas de governança, sociais e ambientais
e apresentar sugestão de nomes para preencher os órgãos envolvidos na administração da ABM e nos comitês de assessoramento do Conselho Deliberativo;

Comitê Financeiro:

para assessorar o Conselho Deliberativo na adoção de estratégia e auxiliar na avaliação da gestão financeira da ABM.

Comitês Específicos

A ABM pretende também dividir os associados interessados para debater e desenvolver os temas: Comercialização & Rentabilidade, Mecanização, Tecnologia, Qualidade, Bioenergia, Marketing & Produtos e Relações Institucionais entre outros.